quarta-feira, 23 de março de 2011

MATEMÁTICA DA HORTA

RESPONDA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA

1)Recomenda-se plantar alface no espaçamento de 20 cm entre pés e 20 cm entre as fileiras. Quantos metros tem o canteiro da figura seguindo estas medidas?

Largura:______________metros.

comprimento:__________metros.

2) Neste canteiro é possível plantar quantas mudas de alface?

____ X ______ = ________

Conclusão:_______________________________________________________________________

3)A alface pode ser cultivada o ano todo. E seu ciclo de cultura é de aproximadamente 60 dias. Colhendo e replantando a alface a cada período de 60 dias, em um ano é possível colher quantos pés de alface no canteiro ao lado?

____ x _______ = ________

Conclusão:_______________________________________________________________________

4) A alface tem poucas calorias e muitas fibras, sendo ideal para para quem está de dieta. 100 gramas de alface possui aproximadamente 15 calorias.

Responda as questões de acordo com as informações:

a) Quantas calorias tem em 20 gramas de folhas de alface?

Resp:___________________________________

b) Quantas calorias tem em 300 gramas de folhas de alface?

Resp:___________________________________

5) Três pés de alface são vendidos por R$ 2,00.

Responda:

a) Quanto devo pagar por 6 pés de alface?

Resp:____________________________________

b) Pagando a 9 pés de alface com uma nota de R$10,00, quanto vou ter de troco?

Resp:____________________________________

Texto de apoio

Rainha das saladas

Nome Científico:Lactuca sativa, Linné

Família:Compostas, grupo Lactuceas

Nome Popular:Alface

Partes Usadas: folhas; leite extraído da planta florescente.

Propriedades Medicinais: calmante, sonífero, refrigerante, emoliente e laxativa.

Sua substância leitosa, é muito usada em cosméticos, para rejuvenescer e acalmar a pele.

De baixo teor calórico, esta hortaliça é ideal para os dias de verão e seu teor de fibras é ótimo para o funcionamento intestinal.

Cem gramas(folhas) de alface fornecem 15 calorias.

A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo.
Originária da Europa e da Ásia, a alface pertence à família Asteracea, como a alcachofra, o almeirão e a chicória ou escarola. É conhecida desde 500 anos antes de Cristo.

Como comprar

A alface pode ter a folha lisa ou crespa, com ou sem formação de cabeça. Também existem alfaces com folhas roxas ou folhas bem recortadas. A alface tipo americana possui as folhas mais crocantes e forma cabeça.
Quaisquer das alfaces citadas acima podem ser cultivadas no solo ou em solução nutritiva (mistura de água e nutrientes). A alface cultivada em solução nutritiva, é chamada alface hidropônica.
As folhas da alface devem apresentar aspecto de produto fresco, ou seja, devem ser brilhantes, firmes, sem áreas escuras. Ao escolher a alface, deve-se evitar amassá-la ou quebrar as folhas, selecionando-a com cuidado, pelo seu aspecto. Em respeito aos outros consumidores, deve-se evitar pegar em todas as unidades expostas na banca.
A alface também pode ser comercializada já picada e embalada. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a adequada conservação. Evite comprar este produto quando as folhas estiverem murchas, amarelecidas, com pontos escuros e mela, principalmente nas bordas.

Como conservar

A alface é uma das hortaliças que se estraga mais rapidamente. Fora da geladeira deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até 1 dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo. Nesta condição, a alface pode ser mantida por três a quatro dias. Quando já picada, deve ser mantida na embalagem original ou em vasilha de plástico tampada, por dois a três dias. A alface de hidroponia deve ser conservada com as raízes; assim durará por mais tempo.

A alface não tolera congelamento.

Fonte: http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/alface.htm

Época de plantio: pode ser plantado o ano todo, de acordo com as exigências climáticas de cada cultivar.

Espaçamento:0,20 a 0,30 m x 0,20 a 0,30 m, de acordo com as características botânicas de cada cultivar.

Sementes necessárias: sementes peletizadas - 110.000 unidades/ha; sementes nuas - 0,6 a 4 kg/ha (semeadura direta) e 0,4 kg/ha (transplante).

Controle da erosão:curvas de nível, patamares, terraços e canteiros em nível.

Calagem: aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo a 80%.

Adubação orgânica: aplicar 40 a 60 t/ha de esterco de curral curtido ou a quarta parte dessa quantidade de esterco de galinha.

Adubação mineral de plantio: aplicar 40 kg/ha de N, 200 a 400 kg/ha de P2O5, 50 a 150 kg/ha de K2O e 1 kg/ha de Boro, conforme análise de solo.

Adubação de cobertura: aplicar 60 a 90 kg/ha de N, parcelando em 3 vezes aos 15, 30 e 45 dias após a germinação (semeadura direta) ou aos 7, 14 e 21 dias após o transplante (sistema de mudas).

Irrigação: por aspersão ou localizada, de acordo com as necessidades. Os canteiros devem ser preparados de acordo com o sistema de irrigação a ser utilizado.

Outros tratos culturais: eliminação de plantas com vírus e controle de plantas daninhas.Princípios ativos registrados para controle químico de plantas daninhas no Estado de São Paulo em 25/07/2005: glufosinato de amônio, clethodim + fenaxaprop-P-ethyl e fluazifop-p-butil.

Pragas: pulgões, lagartas, mosca-branca, cochonilha, paquinhas, grilo, lesmas, caracóis, tatuzinhos, tripes do fumo, tesourinha e besouro preto. Princípios ativos registrados para controle no Estado de São Paulo em 25/07/2005: fenamidone, fenitrothion, imidaclorprid, malathion, parathion methyl, pirimifos-metílico, thiacloprid, thiamethoxam, trichlorfon.

Doenças: septoriose, mancha de cercospora, tombamento de mudas, podridão de esclerotinia (mofo-branco), queima da saia, míldio, mancha bacteriana, mancha de alternaria, mofo cinzento, ferrugem, podridão mole, antracnose (mancha em anéis), oídio, mosaico (LMV), vira cabeça, podridão da base das folhas externas e nematóides (Meloidogyne). Princípios ativos registrados para controle no Estado de São Paulo em 25/07/2005: azoxystrobin, captan, difenoconazole, folpet, iprodione, oxicloreto de cobre, oxicloreto de cobre + mancozeb, pencycuron, procymidone.

Colheita: efetuá-la quando a planta ou "cabeça" atingir o desenvolvimento máximo, porém, com as folhas tenras e sem indício de pendão floral (pendoamento). Em geral é feita entre 50 e 70 dias após a semeadura. A colheita é manual, cortando-se as plantas logo abaixo das folhas basais (saia).

http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Alface/Alface.htm

Um comentário: