segunda-feira, 21 de março de 2011

MINHAS EXPERIÊNCIAS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Nasci e cresci na zona rural numa cidade do interior de Minas Gerais. Sou o décimo primeiro filho de uma família de agricultores. Ainda pequeno, tenho certeza que antes de completar cinco anos, estava sempre acompanhando meus irmãos que levavam comida para os companheiros que trabalhavam com meu pai. Assim fui construindo minhas memórias.

Lembro de vários episódios que agora compreendo como ser experiências de economia solidária.

Na colheita do café era uma festa. Homens e mulheres se reuniam e passavam de lavoura em lavoura fazendo a colheita. Usavam um sistema de troca de dias, a cada término de colheita era uma festa, com muita comida e um forró que durava a noite inteira.

A troca de dias era muito comum na região, este sistema era usado também para a capina da roça e colheita do feijão e milho.

Na construção de casas os homens se reuniam solidariamente por vários dias parando somente após o dia do barro, neste dia todos os homens da comunidade se juntavam levando terra, água, amaçando o barro com os pés e jogando nas paredes de pau-a-pique. Era uma farra. Dois homens, um de cada lado da parede, ia jogando o barro ao mesmo tempo. Alguns por maldade, jogava o barro antes, e do outro lado saía uma pessoa com o rosto coberto de barro. Após um dia inteiro de trabalho, tudo terminava numa turma de homens cobertos de lama tomando um banho coletivo no rio e por último era servido saborosos pratos da mais tradicional cozinha mineira.

Alem da colheira e da construção, observei meu pai e irmãos em mutirões construindo pontes e estradas para melhorar o acesso a comunidade.

Já na minha adolescência trabalhei reformando duas casas que foram incendiadas, da mesma forma de antes foi uma festa de solidariedade, bebidas e deliciosos pratos.

Agora, nós reunimos para encher a lage, não poderia ser diferente de antes, durante o trabalho é consumido várias garrafas de bebida e no fim um delicioso churrasco ou feijoada, na minha família ainda temos acompanhamento de música Caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário