terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogo Salvando o Mundo







Este jogo consiste em preservar o meio ambiente natural levando as peças do círculo maior para o círculo menor fechando as possibilidades de destruição. Mas ao jogar o dado, cada aluno poderia tirar cores de preservação (laranja: flores e calor do Sol; azul: ar e águas; verde: sólo e folhas; vermelho: frutas e cuidados e serrote riscado), ou tirar os serrotes destrutivos. Todos jogavam com a expectativa de sair cores, mas a cada serrote que saia e que iam sendo colocados no centro para destruir o meio ambiente, todos os alunos torciam para que o próximo tirasse um serrote riscado... Faltando apenas três serrotes para destruir totalmente o planeta (total de nove serrotes), os demais foram tirando serrotes riscados e fechando o pequeno círculo e conseguimos finalmente, “salvar o planeta”. Este jogo eu fiz num curso sobre jogos de tabuleiro e pode ser adaptado para diferentes objetivos e o principal e a cooperação de todos para um bem comum: todos ganham ou todos perdem...






Após todas as etapas relembradas rapidamente, observando os registros no caderno e outros mais, retomamos o conceito de Economia solidária já estudada em outra aula para dentro deste tema água e sendo a própria sala um grupo fictício, propuz que elencassem possibilidades de trabalho e para minha surpresa (pensei em desentupimento de canos e lavagens de caixa de água), cada um foi pensando no que já haviam visto em algum momento de suas vidas: pesqueiro (há um no final da Estrada do Cata Preta – endereço da escola) onde o aluno Josinaldo informou que o dono do pesqueiro é quem limpa os peixes para ver se são fêmeas grávidas, pois se confirmado, devolve o dinheiro ao pescador e a coloca em outro tanque para a desova. O aluno Elídio sugeriu o lava-rápido e a aluna Maria Ozélia emendou: então lavanderia ou banho e tosa de cachorros – pet shop; Carlos sugeriu o carro pipa (é mais barato que caminhão); Geraldo sugeriu o engarrafamento e distribuição de água; a aluna Marluce sugeriu academia de natação (envolve contratar professores); Josinaldo disse água de côco também... Nestas conversas, também expliquei sobre agregar valor a este trabalhos, para torná-lo mais lucrativo e ampliar oportunidades de trabalho ao grupo; por exemplo: no pesqueiro, pode-se ter um espaço para servir alimentos a base de peixes como petiscos e ou refeições; no lava rápido, pode-se oferecer polimento e cristalização de pintura; para os animais, pode-se atender a domicílio, vender outros produtos; água engarrafada combina com sucos de frutas congelados em pequenas quantidades.
Avaliando esta pequena trajetória, entendi que para diferentes temas, os alunos poderão sempre visualizar possibilidades de empreendimentos produtivos; porem a forma de realizar o empreendimento numa concepção de grupo auto gestor , cooperativo e solidário, precisa ser mais fundamentada e exercitada para não sucumbir antes mesmo de existir formalmente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário