terça-feira, 24 de maio de 2011

Roteiro Atividade aplicada com Alunos de EJA

Está atividade foi aplicada com alunos de Alfa e Pós-Alfa, na EMEIEF Carolina Maria de Jesus:


· Nome da atividade
TRABALHO E HUMANIDADE
· Qual a intenção (por que fazer)

Despertar para uma reflexão sobre o papel do Trabalho na humanização de homens e mulheres e inserir reflexão sobre economia, trabalho e finalmente apresentar uma reflexão sobre o porque de uma ECONOMIA SOLIDÁRIA.
· O que fazer:
Oficina/atividade em sala de aula do EJA I – ALFA E PÓS
· Como fazer: (metodologia)
· INICIAR A ATIVIDADE COM UMA POESIA (escolher uma adequada ao tema)
a- Fixar um cartaz com a palavras na ordem: HOMEM, MULHER, TRABALHO, HUMANIDADE, SOCIEDADE, ECONOMIA e PESSOA SOLIDÁRIA
b- Cada pessoa se apresenta
c- Para as que já conseguem ler e escrever: pedir para escolher duas palavras e escrever - da forma que entendem e conseguirem- sobre a palavra escolhida.
d- Para os que não conseguem ler: fazer a leitura conjunta, identificando as letras e a forma como se escreve as palavras ou pedir para que relacionem às palavras, alguma figura – desenho, foto ou algum objeto-( verificar como cada um consegue responder a esta questão) EM RODA PEDIR QUE FALEM (DEFINAM) CADA UMA DAS PALAVRAS (TROCA DE IDÉIAS)
e- Em seguida pedir para que cada um fale sobre a sua vida relacionada á palavra que escolheu
f- Observar durante as manifestações o aparecimento- explicito ou implícito - das expressões: trabalho , economia e o ser solidário.
g- Ao final caso a palavra trabalho não tenha sido contemplada explicitamente, mostrar onde ela tenha aparecido de forma implícita e lembrar da sua importância na história das sociedade. Lembrar como era o trabalho nos tempos dos nossos ancestrais – nas sociedades antigas, modernas e contemporâneas, lembrando as atividades dos nossos pais, avós, e mesmo as formas de trabalho de muitos de nós que estávamos neste planeta à vinte, trinta, cinqüenta, setenta anos atrás.


· Ao final refletir sobre as mudanças no mundo do trabalho, a substituição das pessoas no trabalho em todos os setores da economia, buscando a lembrança de cada uma pessoas dentro da sua compreensão desde as atividades na agricultura e pecuária até as atividades nas indústrias serviços e comércio das grandes cidades.

· Aproveitar nesta reflexão para trazer a importância da reflexão sobre uma economia que valoriza o desenvolvimento tecnológico sem deixar de lado a valorização das pessoas que vive no trabalho. Que valoriza mais as pessoas do que o lucro e o capital. Uma Economia que seja solidária, que convida cada pessoa a se colocarem no lugar da outra, ao contrário do estimulo à competição.

· Escrever o que aconteceu durante as manifestações das pessoas
· Para avaliar a atividade sugere-se: PERGUNTAR AO GRUPO SE CONSIDERAM POSSÍVEL A PROPOSTA DE UMA ECONOMIA SOLIDÁRIA
· Fazer a conclusão de acordo com as intenções da atividades.

OBS: TRABALHAR DENTRO DO POSSÍVEL IMAGENS, MUSICA, POESIA.

Encerramento: MÚSICA ACOMPANHADA PELO VIOLÃO (focada ou não no tema) escolher uma outra música com a ajuda do grupo que pode ser executada com a participação do grupo ou pelo próprio grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário